25 dezembro 2012

passeio

'quando me casei com o teu avô estava a meio do curso de odontologia, isto em 58; na minha altura não era muito costume as mulheres irem para a faculdade e, se fossem, era para arquitetura, os homens para engenharia e as mulheres para arquitetura, ou então casavam aos vinte e ficavam em casa a bordar o enxoval; o teu avô recebeu uma indemnização de guerra cerca de um ano antes de nos casarmos e disse ao tio dele, que o tinha criado os últimos dez anos, que não queria construir uma vida com base naquele dinheiro sujo, o tio, sujeito rígido, disse que ele era um idiota se não poupasse esse dinheiro e disse-lhe que se comprasse uma viagem perderia o emprego que tinha na sua empresa, gastámos o dinheiro todo numa lua de mel de quatro meses a viajar pela europa - budget 5 dollars a day - numa altura em que andar de avião era raro, escolhíamos sempre os vôos com refeições incluídas, fiquei grávida nessa viagem do teu tio, o teu avô zangou-se comigo porque eu andava sempre enjoada e eu chorei imenso, afinal estava grávida, quando voltámos para o brasil - voltei para o brasil com um filho e o teu avô sem emprego, começou assim a nossa vida a dois - a bisa Dora tomava conta do Roberto e eu tinha um consultório no anexo ao lado da casa, quando a tua mãe nasceu o teu avô arranjou trabalho no uruguai e fomos todos, nunca mais trabalhei como dentista'

Um comentário:

aNaMartins disse...

que história interessante! :D um belo passeio no tempo na história da tua família